quarta-feira, 18 de maio de 2011

TRADUTOR DE CHUVAS

SEIOS E ANSEIOS                                                  

As vezes que morri
boca derramada entre os teus seios,
todas essas vezes
não me deram luto
porque, de mim, eu em ti nascia.

Todos esses abismos,
meu amor,
não me deram regresso.

Depois de ti,
não há caminhos.

                                               Porque eu nasci
                                               antes de haver vida,
                                               depois de tu chegares.







DORMES                                                                                    BEIJO

Dormes.                                                                                     Não quero o meu primeiro beijo:
Não há no mundo senão teu rosto.                                            basta-me
                                                                                                   o instante antes do beijo.

O céu sob o tecto                                                                       Quero-me
espera comigo que despertes.                                                   corpo ante o abismo,
                                                                                                    terra no rasgão do sismo.
O meu único relógio
é a sombra imóvel no chão do quarto.                                       O lábio ardendo
                                                                                                   entre tremor e temor,
A curva da terra                                                                          o escurecer da luz
em tua pálpebra desenhada:                                                      no desaguar dos corpos:
no teu sono me embalas.                                                          o amor
                                                                                                   não tem depois.
Dormes-me.
                                                                                                  Quero o vulcão
                                                                                                  que na terra não toca:
                                                                                                  o beijo antes de ser boca




FALA DA MULHER QUE SE PENSA GORDA

(...)

Às vezes,
sonho-me dizendo-te:
sou teu algodão doce.
Vem, dissolve-me em tua boca,
seja eu sal da tua saliva.

(...)

                                                                   Mia Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário